Wednesday, September 9, 2009

APOIO ÀS PMEs

De facto nimguém entende o que querem dizer a extrema esquerda e a direita por apoio às PMEs. Mas também não admira, porque ambas partem do principio que o povo português é irremediávelmente estúpido.


Na verdade a actual crise, forjada pelo liberalismo económico e a desregulação do mercado postas em prática pela extrema direita proto fascista da Sra Tatcher e do inefável G. Bush, terminou por uma crise de consumo provocada por falta de confiança na evolução da economia e pela deminuíção do poder de compra das familias devido ao desemprego e a uma maior tendencia para a poupança determinada pela incerteza quanto ao futuro. Menos consumo, tanto interno como externo( exportações), dá origem a uma menor produção das empresas ou a uma produção não escoada. De qualquer modo, a uma deminuíção do seu volume de negócios.Assim, as pequenas empresas e muitas médias têm que deminuir custos, havendo uma nefasta tendencia, muitas vezes provocada por má gestão e ganancia, de começar pelos despedimentos ou por atraso no pagamnto de salários.Isto é o B,A,Bá da politica económica, para conhecer a qual não é preciso frequentar nenhuma universidade.


Perante isto que pode fazer um governo, sobretudo de escassos recursos ( os recursos são sempre os provenientes dos impostos, isto é, do dinheiro de todos nós)?Não deixar cair demasiado o poder de compra das familias, para manter o cosumo a níveis aceitáveis, estimular a produção através do investimento público e procurar aumentar a confiança.Foi o que o governo fez, subsidiando de muitas formas os extractos mais carenciados da população (subsidios sociais, aumento do salário minimo, congelamento de preços de transporte,alargamento de outros subsídios familiares, fornecimento de refeições nas escolas e alargando os períodos de frequência das mesmas, aliviando os pais das suas obrigações parentais, abrindo cursos de formação para colmatar o desemprego, deminuindo significativamente o IRC das pequenas empresas e aumentando significativamente o investimento público não só o imediato como o projectado para um futuro próximo, o que aumenta a confiança, a aposta nas novas tecnologias estimulando paralelamente a formação necessária, etc., etc.).


Por outro lado defendeu o sistema bancário , intervencionando o BCP e o BPN (essa falcatrua bancária do PSD) e permitindo que o sistema bancário continuasse a funcionar, apesar da incompetencia e ganancia de alguns dos seus gestores. Claro que a este nível muito há ainda a fazer, a nível da supervisão, da total exclusão das ovelhas ronhosas do sistema e da morigeração da ganancia dos seus gestores(esta crise é, sobretudo, uma crise de gananciosos convencidos que os seus vicios privados se transformavam automáticamente em públicas virtudes)

O ataque ao investimento público não tem explicação;sendo uma das nossas principais fndústrias o turismo, faz todo o sentido investir no TGV e no novo aeroporto.

No comments: